sábado, 14 de abril de 2018

Dire Straits: Alchemy mostrou um gigante chamado Mark Knopfler


Hoje Mark Knopfler terá seu Dire Straits induzido à Calçada da Fama do Rock and Roll Hall of Fame, apesar dele não comparecer à cerimônia desta noite.

Celembrando tal feito, posto abaixo algumas palavras sobre o que para mim fora seu grande momento na carreira, a apresentação do Dire Straits no Hammersmith Odeon que dera origem ao CD/DVD "Alchemy", lançado em 1984.

Sigamos...

Em julho de 1983 o Dire Straits fizera duas apresentações fantásticas no Hammersmith Odeon, em Londres.

Tais shows foram editados e lançados no registro "Alchemy", vinil duplo na época, que anos depois ganhou suas versões nos formatos CD (2001) e DVD/Blu-ray(2010).

A banda, amplamente liderada pelo guitarrista e vocalista, Mark Knopfler, compositor de 99,9% de todo o repertório, estava no seu quarto álbum de estúdio lançado, o excelente "Love Over Gold", lançado um ano antes, com a bela proeza de conter apenas cinco faixas ( isso em plena década de 80 era muita coisa).

Mas o que se viu nos espetáculos foi uma grande coletânea ao vivo, abordando as grandes canções de cada um dos quatro álbuns já lançados e mais "Two Young Lovers", do EP ExtendedancEPlay e "Going Home", da trilha do filme "Local Hero", a qual Knopfler assinara.
"Alchemy" chegou as lojas no dia 14 de março de 1984.

No Rio de Janeiro, a saudosa Rádio Fluminense FM (a "Maldita", rádio especializada em R&R) alavancou as vendas divulgando com o selo "Aprovado pela Fluminense FM - 94,9".

E claro, a tão famosa versão ao vivo de "Sultains Of Swing", numa versão vigorosa, mais pesada e com o espetacular solo de Mark Knopfler, solo único e provavelmente inigualável até para o próprio.

COMPRE AQUI

Tracklist:

Disc: 1

1. Once Upon A Time In The West
2. Expresso Love
3. Romeo And Juliet
4. Love Over Gold
5. Private Investigations
6. Sultans Of Swing

Disc: 2

1. Two Young Lovers
2. Tunnel Of Love
3. Telegraph Road
4. Solid Rock
5. Going Home-Theme From 'Local Hero'

Formação:

Mark Knopfler - guitarra, vocal
John Illsley - baixo, backing vocals
Alan Clark - teclado
Hal Lindes - guitarra rítmica, backing vocals
Terry Williams - bateria

Participações especiais:

Mel Collins - saxofone
Joop de Korte - percussão
Tom Mandel - teclado