terça-feira, 20 de junho de 2017

Pink Floyd: placa de ouro de Richard Wright por um milhão de cópias de Dark Side irá a leilão


A placa de ouro da Associação da Indústria de Gravação da América (RIAA), que avaliza que o álbum "The Dark Side of the Moon" do Pink Floyd vendeu um milhão de dólares de cópias serão leiloadas por Nate D. Sanders Auctions na quinta-feira próxima, 22 de junho. O prêmio pertenceu ao tecladista e membro fundador do grupo, Richard Wright, que morreu em 2008 aos 65 anos.

"A memorabilia da Pink Floyd tem sido muito procurada nos últimos meses", disse Nate Sanders em um comunicado. "O Victoria & Albert Museum em Londres está realizando uma exposição extremamente popular desta banda icônica". Haverá também uma exposição próxima de pinturas de Gerald Scarfe para a adaptação cinematográfica de 1982 de "The Wall", que será lançada em São Francisco em julho.

"The Dark Side of the Moon" chegou em 1973, alcançando o número um na lista da parada bretã Billboard e vendeu mais de 15 milhões de cópias apenas nos EUA.

De acordo com o site Nate D. Sanders Auctions, a placa de platina do tecladista para "The Wall" foi para mais de US $ 40.000 em 2005. O lance mínimo para "The Dark Side of the Moon"  placa de ouro começa em US $ 20.000.

O prêmio RIAA também vem com uma carta da segunda esposa de Wright, Franka Wright, que atesta a autenticidade da placa. "Espero que alguém que tenha algum dos itens de Rick aproveite tanto quanto eu", escreve ela.