terça-feira, 6 de junho de 2017

Os 45 anos de “The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars”


Há 45 anos, o alienígena Ziggy Stardust enredava David Bowie em sua teia de lantejoulas, alçando-o ao estrelato pop com o lançamento do álbum “The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars”.
A missão original era transmitir uma mensagem de esperança ao planeta, que deixaria de existir em cinco anos (segundo a profecia contida em 'five years', faixa que inaugura o álbum), mas a identificação foi tamanha que o personagem assombraria Bowie mesmo após sua 'execução' no palco do Hammersmith Odeon, em Londres, a três de julho de 1973, após dezoito meses de uma exaustiva turnê.
Melhor destino não foi reservado às Aranhas de Marte. A banda formada pelo baixista Trevor Bolder, o baterista Woody Woodmansey e o Guitarrista Mick Ronson selaria o próprio destino com a execução de 'Rock'n'Roll Suicide'.
A influência de Ziggy Stardust sobre Bowie, contudo, ainda se faria sentir nos álbuns Alladin Sane e Diamond Dogs, e a eterna aura deste ser intergaláctico que desconhece barreiras de tempo e sexualidade sobrevive ao próprio criador, fazendo-nos questionar outros limites, estabelecidos entre artista e público, arte e cultura pop.

OUÇA AQUI
COMPRE AQUI em CD, LP ou K7

Tracklist:

1 Five Years
2 Soul Love
3 Moonage Daydream
4 Starman
5 It Ain’t Easy
6 Lady Stardust
7 Star
8 Hang On to Yourself
9 Ziggy Stardust
10 Suffragette City
11 Rock ’n’ Roll Suicide
12 John, I’m Only Dancing
13 Velvet Goldmine
14 Sweet Head


Pelo confrade Renato Azambuja, o nosso Dali.