terça-feira, 16 de maio de 2017

Entenda melhor o processo de plágio contra o Iron Maiden


Recentemente se noticiou sobre o processo de plágio que o Iron Maiden vem respondendo sobre duas de suas canções.

O site http://www.igormiranda.com.br do jornalista Igor Miranda, um dos fundadores da Van do Halen postulou didaticamente o que se sabe dessa história.

Acompanhe abaixo.

Quem?

As acusações de plágio foram feitas pelo músico britânico Brian Quinn (Ingham), por meio de seu empresário e editor musical, Barry McKay.

A ação judicial foi movida contra:

- o baixista Steve Harris e o guitarrista Dave Murray, ambos do Iron Maiden;
- a companhia de edição musical Imagem London Ltd;
- e o guitarrista Robert Barton, que integrou o Beckett, banda que gravou a música feita por Quinn e que é alvo da disputa - Barton é, inclusive, co-autor da canção;

O quê?

A mesma composição de Brian Quinn teria servido para os supostos dois plágios praticados pelo Iron Maiden. Trata-se de "Life's Shadow", gravada pela banda Beckett em 1974.

Quinn alega que o Iron Maiden copiou trechos da letra para a constituição das estrofes de "Hallowed Be Thy Name" (creditada a Steve Harris) e da melodia para a elaboração de "The Nomad" (creditada a Harris e Dave Murray).




Como?

Brian Quinn apenas co-escreveu "Life's Shadow". Ele não era integrante do Beckett, nem participou da gravação da música. A canção foi composta ao lado de Robert Barton.

Quanto?

Brian Quinn estaria pedindo 200 mil libras pelos créditos autorais. A informação foi divulgada pelo jornal "The Sun", todavia, por se tratar de um tabloide, pode carecer de confirmações.

Comparação

É mais complexo determinar um plágio melódico no que se refere a "The Nomad", mas duas estrofes da letra de "Hallowed Be Thy Name" são, de fato, bem parecidas com "Life's Shadow". Compare:

Beckett - "Life's Shadow"
"Mark my words my soul lives on
Please don't worry cause I've have gone
I've gone beyond to see the truth
While I consider my new youth
When your time is close at hand
Maybe then you'll understand
Life down there is just a strange illusion"

Iron Maiden - "Hallowed Be Thy Name"
"Mark my words please believe my soul lives on
Please don't worry now that I have gone
I've gone beyond to see the truth
When you know that your time is close at hand
Maybe then you'll begin to understand
Life down here is just a strange illusion"


A resposta

Steve Harris disse, em recente comunicado, que havia feito um acordo prévio com relação aos créditos de "Hallowed Be Thy Name". Só que o acordo em questão foi feito com Robert Barton, o outro co-autor da composição.

A mesma informação foi divulgada por um representante da banda, logo quando o caso se torno público. Brian Quinn e Barry McKay não se pronunciaram sobre o suposto combinado prévio.

Leia mais em IGOR MIRANDA