terça-feira, 18 de abril de 2017

XYZ - o supergrupo formado por músicos do Yes e Led Zeppelin


Em 1981, dois dos mais influentes grupos britânicos de rock dos anos 70, Led Zeppelin e Yes - tinham chegado ao fim, e os membros de cada banda estavam todos à procura de novas oportunidades.

Em abril daquele ano, o ex-baterista Alan White e o baixista Chris Squire reuniram-se com o guitarrista Jimmy Page do Zeppelin para um supergrupo de nome proposto XYZ, que também poderia ter incluído Robert Plant , mas nunca decolou.

Enquanto isso Geoff Downes se juntava com o guitarrista Steve Howe no Asia com o baterista Carl Palmer do ELP e o ex- King Crimson, baixisista e vocalista John Wetton.

Por outro lado, Jimmy Page, estava solto no mundo após a morte do baterista John Bonham em setembro de 1980 que culminou no fim do Led Zeppelin em dezembro.

Os poderosos Zeppelin e Yes tinham sido os dois maiores feitos da Atlantic Records nos anos 70..

"Eu o conheci em uma festa de Natal", recordou Squire em 2010. "Ele disse que gostaria de começar a tocar novamente, sair da depressão depois da morte de John.".

Então, no início de 1981 Page se juntou a Squire e White para uma série de composições que deram origem a um novo grupo chamado XYZ, que representava o ex-Yes/Zeppelin.

"Nós escrevemos um monte de músicas, Chris e eu, e nós mostramos a Jimmy", disse White. "Fomos uma noite para a casa de Jimmy tocar algumas coisas e soou muito bem." 

De fevereiro a abril daquele ano ,o trio, junto com o ex-tecladista e vocalista do Greenslade, Dave Lawson, trabalhou no estúdio caseiro de Squire em uma série de demos, incluindo "Mind Drive", "Can You See" e "Telephone Secrets. "

Squire era o principal vocalista do novo material, mas o grupo esperava atrair um homem mais forte e mais reconhecível. "Robert Plant estava vindo se juntar a nós e fazer o canto em algum momento, mas foi realmente muto pouco tempo depois da morte de John Bonham e ainda era difícil para ele". 

White lembrou que o ex-front zepelim não era inteiramente familiarizado com a música que ouvia.

"Robert Plant veio e ouviu nossa música, ele pensou que era complicado", afirmou.

Havia também impasse a respeito de quem deveria ser o gerente da coisa: o gerente do Yes Brian Lane ou gerente do Zepellin, Peter Grant, de tal modo que não veio a fruição. Em vez disso, Page juntou-se ao ex- cantor de Bad Company , Paul Rodgers, no The Firm, tomando emprestado uma demo do XYZ para uma faixa chamada "Fortune Hunter".

Squire e White se juntaram com o tecladista Tony Kaye, juntamente com o guitarrista Trevor Rabin, para um novo grupo chamado Cinema, que logo viria a ser novamente o Yes, quando o cantor Jon Anderson se reintegrou.

White diz que alguns dos materiais XYZ nortearam o caminho para o álbum  "90125", que marcou a volta do Yes ao sucesso, tanto "Can You Imagine" e "Mind Drive" eventualmente encontraram suas formas para subseqüentes versões retrabalhadas pelo Yes.

Realmente foi uma pena o XYZ não ter gravado ao menos um álbum de estúdio e caído na estrada para deixar um registro ao vivo. Seria memorável.