segunda-feira, 17 de abril de 2017

Roger Waters e o porco Trump


Com suas visões violentas de uma sociedade dividida pela ganância, hipocrisia e controle, o álbum "Animals" do Pink Floyd torna-se mais relevante do que nunca.

A última edição da revista MOJO (nas lojas do Reino Unido agora), traz as origens, iconografia, antevisão do álbum do grupo, e sua ressurreição na era de Trump e Brexit.

"É um bom pedaço de carne", diz Roger Waters a Mark Blake.

Waters, baixista do Pink Floyd e compositor principal após a saída do vocalista-guitarrista original Syd Barrett, tem tocado nos seus principais shows solo a canção "Pigs (Three Different Ones)".

Sua letra: "Homem grande, homem de porco / ha, ha, charada você é / Você é bem enrolador / ha, ha, charada você é". 

Isso já seria o suficiente, mas Waters vai além com imagens do então candidato presidencial e agora presidente americano com o slogan: "Trump é um porco".

Waters é ferozmente crítico do novo presidente, mas explica à MOJO que "enquanto a raça humana aceitar que matar e conquistar não está funcionando mais" os gostos de Donald Trump irão prosperar. "Mas permitimos que coisas como Trump aconteçam", diz Waters. "É como Brexit. Você pensa, Por quê ? "

As circunstâncias a partir das quais "Animals" originalmente surgiu são exploradas em profundidade, incluindo o fim do primeiro casamento de Waters e a luta contínua para dar sentido ao propósito do Pink Floyd após o impressionante sucesso de "The Dark Side of The Moon". "Eu estava um pouco perturbado na época", diz Waters.

Os porcos voadores de "Animals" nas partes 1 & 2 no disco ganham também um significado novo no clima político atual.

"Está dizendo, se nós não nos importarmos uns com os outros e tivermos empatia uns pelos outros, então tudo o que nos resta é esta merda ", diz Waters. "É a idéia de que não estamos sozinhos, que temos uma responsabilidade uns com os outros na sociedade global."

Leia também:

Pink Floyd The Wall: como os governantes gostam de manter a obra viva
Roger Waters pede para incluir o Rio em sua nova turnê mundial
Roger Waters: data de lançamento e prévia de "Is This the Life We Really Want?"
Pink Floyd Animals: Revista MOJO mostra o porco em vôo