quinta-feira, 6 de abril de 2017

Pink Floyd: Qual você prefere, "Atom Heart Mother" x "Meddle"?


Após eu perceber a boa participação dos leitores no post 34 anos do epílogo "maldito" The Final Cut. O que você acha deste álbum do Pink Floyd? resolvi aproveitar o ganho e desenvolver aqui uma série bem-humorada, leve e sem maiores profundidades, colocando para você leitor opinar entre álbuns do Floyd que selecionarei post a post, tendo como base uma certa afinidade sonoro-estética ou temporal entre eles.

Detalhe: a princípio deixarei de fora o quadrado mágico (Dark Side, Wish You Were Here, Animals e The Wall), além do próprio The Final Cut, que inspirou essa brincadeira toda.

No primeiro embate, "Qual álbum você prefere, Piper ou Saucerful?", Deu "Piper" na cabeça.

No segundo embate, "Pink Floyd: Qual você prefere, "More" ou "Obscured by Clouds"?" deu "Obscured by Clouds".

Agora vamos ao enfrentamento entre dois álbuns que contém músicas que ocupam um lado inteiro do LP.

Terceiro embate:

"Atom Heart Mother" x "Meddle"



"Atom Heart Mother"

O famoso disco da vaca, a encantadora Lulubelle III da capa, este álbum foi lançado em 1970, sendo certamente o mais tranquilo e ameno trabalho do Floyd em sua excelência.
O trabalho é calcado na grande faixa-título, uma sensacional suíte assinada pelos quatro membros e o maestro Ron Geesin, que ocupou todo o lado A do LP. O lado B traz uma parte bem democrática, trazendo uma canção de Roger Waters, outra de Richard Wright, uma de David Gilmour e fecha com um belo gran-finale com uma música dos quatro.

Tracklist:

"Atom Heart Mother"
"If"
"Summer '68"
"Fat Old Sun"
"Alan's Psychedelic Breakfast"





"Meddle"

O famoso disco da orelha na capa e que contém "Echoes", lançado em 1971, foi o mergulho definitivo do grupo no universo progressivo.
Carente de um líder desde a saída do criador, Syd Barrett, aqui o baixista e cada vez mais letrista Roger Waters começa a assumir cada vez mais as rédeas da grande carruagem floydiana.
Ao contrário do álbum antecessor, "Meddle" veio com o lado A trazendo várias canções, incluíndo a ótima "One of These Days" e o blues canino "Seamus" e em todo o lado B a já citada "Echoes", que para muitos é a melhor canção do grupo no conceito melodia-letra.

Tracklist:

"One of These Days"
"A Pillow of Winds"
"Fearless"
"San Tropez"
"Seamus
"Echoes"



E aí, qual você prefere?