sexta-feira, 28 de abril de 2017

Guitarrista entra com processo contra banda que usa o nome Jefferson Starship

Jefferson Starship em 1978

O guitarrista Craig Chaquico, membro fundador da Jefferson Starship entrou com um processo na quinta-feira para impedir que alguns de seus ex-companheiros de banda usassem o nome da banda para atuações e mercadorias.

Chaquico está pedindo a um juiz para impedir que uma nova formação do Jefferson Starship use o nome no processo federal em São Francisco. Ele afirma que o grupo tem usado o nome de Jefferson Starship sem permissão, e usou sua imagem para promover shows no início de 2018.

A ação disse que os membros da banda concordaram em retirar o nome Jefferson Starship em 1985, depois que o membro fundador, Paul Kantner, deixou o grupo.

Chaquico permitiu que Kantner usasse o nome de Jefferson Starship por vários anos, mas esse direito terminou quando Kantner morreu em 2016 , disse o processo.

Jim Lenz, um representante da nova formação, não respondeu a uma mensagem enviada por e-mail buscando informações.

A banda passou por inúmeras formações, começando como Jefferson Airplane.

Chaquico, que foi descoberto por Kantner, tocou com o grupo algumas vezes antes dele acabar em 1972.

Vários dos membros da banda formaram Jefferson Starship em 1974, mas ele se separou uma década depois. Chaquico e outros membros formaram então um novo grupo, Starship , que gravou o hit "We Built This City".

"Este caso é sobre manchar o legado da banda original de Jefferson Starship", disse Chaquico em um comunicado.

"Nós aposentamos o nome em 1985 e concordamos que ninguém iria usar o nome novamente. O fato desta formação em turnê chamar a si mesmo Jefferson Starship é lamentavelmente enganoso para o público e confunde os fãs de longa data."

Craig Chaquico em 2016