sexta-feira, 3 de março de 2017

"The Fall Of A Rebel Angel" - Enigma



Para começar, devo dizer que um lado ótimo de serviços de streaming como o Spotify é navegar por ele e encontrar obras de artistas que há muito não se ouvia ou se sabia ter lançado algo novo.

Foi o que aconteceu comigo hoje, ao pesquisar por Enigma, encontrei este lançamento que ouvi, gostei e resolvi escrever umas palavras. Leia a seguir:

Após oito anos de hiato, sem lançar nenhum material inédito desde 2008 com o ótimo álbum "Seven Many Faces", o compositor, produtor, arranjador e multi instrumentista alemão, Michael Cretu, ao trabalhar por quatro num musical sobre o filme "Metropolis" (1927), resolveu usar todo o conceito musical para criar um novo álbum do Enigma, o seu oitavo.

Cretu quis realizar um recomeço e tomou por base o conceito do número 8, oitavo álbum, oito anos após o sétimo e uniu-se ao ao letrista e tradutor alemão e seu xará, Michael Kunze para realizarem o projeto que contou também com o ilustrador Wolfgang Beltracchi para a capa e imagens promocionais.

Assim nasceu "The Fall Of A Rebel Angel", lançado em 11 de novembro do ano passado. Um bom álbum conceitual dividido em 12 canções-capítulos baseadas numa jornada de um homem que parte rumo à redenção, embebido em sexualidade, questões de fé e morte, tudo muito bem banhado à surealismo sonoro, psicodelia e ótimos arranjos eletronicos de Cretu.

"The Fall Of A Rebel Angel" contou com quatro músicos convidados, dentre eles o compositor brasileiro Mark Josher, além da cantora indonésia Anggun, Nanuk como voz feminina e a dupla de eletro-pop Aquilo.

O Enigma continua trazendo os bons elementos que o consagraram desde o álbum de estreia, "MCMXC a.D.", permeando a linguagem sacro-profana-eletrônica regada à New Age Music, tonalidades progressivas e sensuais, exponecialmente sentida nos vocais femininos.

Neste álbum, destaco as canções "The Omega Point", "The Die is Cast", "Mother", "Sadness (part II)", "Oxigen Red" e "Amen".

OUÇA AQUI

COMPRE AQUI

Tracklist:

01 Circle Eight
02 The Omega Point
03 Diving
04 The Die Is Cast
05 Mother
06 Agnus Dei
07 Sadeness (Part II)
08 Lost In Nothingness
09 Oxygen Red
10 Confession Of The Mind
11 Absolvo
12 Amen