quinta-feira, 23 de março de 2017

Pink Floyd: Qual álbum você prefere, Piper ou Saucerful?

Após eu perceber a boa participação dos leitores no post 34 anos do epílogo "maldito" The Final Cut. O que você acha deste álbum do Pink Floyd? resolvi aproveitar o ganho e desenvolver aqui uma série bem-humorada, leve e sem maiores profundidades, colocando para você leitor opinar entre álbuns do Floyd que selecionarei post a post, tendo como base uma certa afinidade sonoro-estética ou temporal entre eles.

Detalhe: a princípio deixarei de fora o quadrado mágico (Dark Side, Wish You Were Here, Animals e The Wall), além do próprio The Final Cut, que inspirou essa brincadeira toda.

Primeiro embate:

"The Piper at Gates of Dawn" x "A Saucerful of Secrets"




"The Piper at Gates of Dawn"

Lançado em agosto de 1967, foi amplamente concebido pelo então líder e idealizador do próprio Pink Floyd, Syd Barrett, que assinou 90% das composições, recheado de experimentalismos musicais e letras leves e/ou quase lúdicas. Marco do rock psicodélico bretão, chegando a ocupar a sexta posição na parada do país.

Tracklist:

"Astronomy Domine"
"Lucifer Sam"

"Matilda Mother"
"Flaming"
"Pow R. Toc H."
"Take Up Thy Stethoscope and Walk"
"Interstellar Overdrive"
"The Gnome"
"Chapter 24"
"The Scarecrow"
"Bike"


PARA COMPRAR: CD e LP



"A Saucerful of Secrets"

Lançado em junho de 1968, sequenciando o aclamado "The Piper at Gates of Dawn", o segundo álbum do Pink Floyd foi gravado entre 67 e 68, justamente quando o grupo passava pela fase de transição entre seus guitarristas, Barrett-Gilmour, único período em que os cinco floyds gravaram juntos, mas precisamente na faixa composta por Roger Waters "Set The Controls of the Heart of The Sun. Histórico por ser o epílogo de Syd Barrett nos estúdios da Abbey Road com seus colegas floydianos, sendo a canção "Jugband Blues" a última composição barrettiana a integrar um disco de estúdio do Pink Floyd.

Tracklist:

"Let There Be More Light"
"Remember A Day"
"Set The Controls For The Heart Of The Sun"
"Corporal Clegg"
"A Saucerful Of Secrets"
"See-Saw"
"Jugband Blues"

OUÇA AQUI

PARA COMPRAR: CD e LP

Então. Começamos com dois clássicos da fase inicial, a psicodélica do Pink Floyd dos anos 60, quando eram do undreground londrino.

E aí, qual dos dois você prefere?